Quando você solicita equipamentos de elevação ou maquinário pesado, não se trata apenas de enviar a primeira coisa disponível. Na RendaloMaq, nossa equipe técnica analisa três fatores principais antes de fazer uma recomendação: o tipo de terreno, a altura que você precisa alcançar e se o trabalho será em ambientes internos ou externos. Esses elementos fazem a diferença entre uma operação eficiente e uma operação cheia de problemas.
1. Tipo de terreno:
Esse é o primeiro ponto crítico. Operar em um piso nivelado não é o mesmo que operar em solo solto, grama, cascalho ou áreas inclinadas. Alguns equipamentos, como as plataformas elétricas tipo tesoura, exigem superfícies firmes e niveladas, enquanto outros, como as lanças articuladas a diesel com tração nas quatro rodas, são projetados para terrenos irregulares. A escolha errada pode colocar em risco a segurança ou simplesmente impossibilitar o uso do equipamento.
2. Altura real de trabalho:
Como explicamos em outros artigos, a altura de trabalho é diferente da altura da plataforma. Mas, além disso, precisamos entender quantos metros de alcance vertical e/ou horizontal real você precisa para realizar sua tarefa. Não se trata apenas de “alcançar o teto”, mas de fazê-lo de forma segura e confortável. Às vezes, um equipamento menor com maior capacidade de manobra é mais útil do que um equipamento mais alto, porém mais limitado.
3. Ambiente: interno ou externo
O local onde você vai operar também define o tipo ideal de equipamento. Se o trabalho for em ambientes fechados, é necessário um equipamento mais compacto, com motores elétricos (sem emissões), menor altura total e rodas que não danificam ou marcam pisos. Por outro lado, se o ambiente for externo, você pode optar por equipamentos mais robustos, com motores a diesel e maior tolerância ao vento ou a condições climáticas adversas.
Com esses três fatores em mente, nossa equipe pode fazer uma recomendação personalizada que não apenas se adapte ao trabalho, mas também economize tempo, dinheiro e dores de cabeça. A escolha do equipamento errado pode levar a atrasos, custos de substituição ou até mesmo acidentes.
Além disso, essas análises não levam mais do que alguns minutos. Só precisamos que você nos forneça informações claras sobre o seu projeto: o que você vai fazer, onde, a que altura e quanto espaço você tem. Com isso, ativamos nosso banco de dados para pesquisar as melhores opções disponíveis em sua área.
Na RendaloMaq, combinamos tecnologia com consultoria humana para ajudá-lo a escolher com segurança. Porque entendemos que cada local de construção é diferente e merece uma solução personalizada.
Comments